Post traduzidos para Português
Ho'oponopono
Hoʻoponopono no dicionário havaiano significa "limpeza mental: conferências familiares nas quais os relacionamentos foram corrigidos por meio de oração, discussão, confissão, arrependimento e restituição e perdão mútuos". Então, isso significa que as famílias se reuniriam para conversar sobre seus problemas, para evitar que outros problemas acontecessem e para eliminar a raiva, a doença, a culpa e ter mais perdão.
Morrnah Simeona (1913-1992), é conhecida por ter criado uma versão moderna dessa tradição familiar da tribo Kahuna. A prática usa APENAS quatro frases:
Desculpe.
Por favor me perdoe.
Eu te amo.
Obrigado.
Hoje em dia, o Dr. Hew Len e Joe Vitale são quem espalha a tradição e ensina as pessoas como limpar seus problemas, ancestrais, energias, sentimentos, pensamentos, etc. Você pode usá-los como mantra, como oração antes de dormir ou até mesmo como forma de fazer meditação. Você pode usá-los no seu carro, na sua casa, nas suas roupas, em qualquer doença e em qualquer coisa da sua vida.
De acordo com as palestras que assisti no site do Joe Vitale, você não precisa acreditar ou saber o que acontece quando diz as frases do Ho'oponopono, basta dizê-las. Você também precisa aceitar que é 100% responsável por tudo o que acontece em sua vida: QUALQUER COISA, tudo que acontece e tudo mesmo. Somos responsáveis por qualquer coisa, mesmo que não tenhamos causado isso. Esse “problema/energia” veio/apareceu porque você tem uma memória ou dados compartilhados (é assim que chamam) com alguém. Quando estiver consciente da energia ou memória, basta limpá-la. Então, o Ho'oponopono é uma ferramenta de limpeza que apaga a memória ou dados que estavam dentro de você ou programados em nós por nossas vidas, meios de comunicação, ancestrais, família, etc.
Aprendi sobre o Ho'oponopono inicialmente no Brasil com a M.S. Orlovas. Eu já fazia as meditações com meus filhos todas as noites antes de eles irem para a cama e, um dia, comecei a fazer Ho'oponopono com ela. Daquele dia em diante, eu acordava mais cedo, pegava minha xícara de café, sentava na mesa da cozinha e fazia Ho'oponopono enquanto tomava meu café. Essa era a minha meditação matinal, um ritual para mim, e eu sentia paz, acreditava que estava me limpando. Durante a primeira semana de Ho'oponopono, muita “merda” começou a acontecer na minha vida. Entrei em contato com a M.S. Orlovas e contei-lhe o que havia acontecido. Ela me disse para continuar fazendo o Ho'oponopono, acreditar no processo e nunca desistir.
Ela explicou que às vezes na vida tomamos caminhos que não nos são benéficos, por isso nossos “anjos da guarda” estão tentando nos ajudar, mas não conseguem chegar até nós facilmente e nos ajudar muito daquela forma. Assim que começarmos a limpar, os anjos poderão vir mais rápido. Ela me disse que se minha vida continuasse piorando nos próximos três meses, isso significava que os “anjos” me jogariam no chão, mas me reconstruiriam depois. A ideia era que eles iriam reconstruir minha vida de uma maneira ótima e muito melhor. Ela me disse para ter esperança, para orar, para acreditar no processo e eu acreditei.
Fui despedaçada nas semanas seguintes. Aconteceram coisas inacreditáveis, muita coisa ruim! Acredite em mim quando digo que pensei que seria destruída, morreria ou algo pior, é verdade. As pessoas começaram a gritar comigo do nada. Fui acusada de coisas que nunca tinha feito e muita gente me deu as costas. Eu me senti extremamente sozinha e cheguei ao fundo do poço, muito profundo. Durou exatamente 3 meses!
Coisas incríveis começaram a acontecer depois disso, eu sentia coisas profundamente em meu coração e sabia o que fazer da minha vida. Comecei a ter insights e tudo começou a se encaixar. Minha vida estava se organizando. Quase um ano depois de iniciar o Ho'oponopono decidi fazer meu doutorado nos Estados Unidos. Eu não tinha dinheiro, não acreditava que fosse inteligente o suficiente para poder fazer doutorado e não sabia como isso seria possível para mim: com dois filhos, como mãe solteira, longe de todos que eu conhecia. Recomeçar num novo país, uma nova cultura e uma nova língua é muito difícil. Mas eu sabia que queria isso. Eu apenas confiei no meu instinto, sabia que o Universo estava comigo e me ajudaria durante minha toda caminhada.
Enviei e-mails para várias universidades e consegui uma conferência por Skype com a reitora do programa de doutorado da Universidade de Salisbury, em Maryland. Adivinha? Aquela conversa que deveria durar 30 minutos durou duas horas e meia. Eu disse à reitora que precisava de bolsas de estudo. Ela me ofereceu um cargo de assistente de pós-graduação para que eu não tivesse que pagar as mensalidades. Tive medo de que o governo brasileiro não me deixasse estudar no exterior, mas eles deixaram. Eles até pagaram meu aluguel por quatro anos para que eu pudesse estudar e terminar meu doutorado na América!
A Universidade de Salisbury encontrou uma casa para mim, a três minutos a pé da universidade, e minha amiga Lori encontrou um carro que custou US$ 3.000. Eu não precisei fazer nada, as pessoas fizeram por mim, eu só fazia Ho'oponopono todos os dias. Com US$ 5 mil no bolso (sim, era tudo que eu tinha quando vim para a América), comecei minha vida na América, com dois filhos, um emprego de assistente de pós-graduação, como estudante, alugando uma casa e com um carro. O Universo nunca me decepcionou, o que eles fizeram foi muito melhor do que eu jamais poderia ter pensado ou imaginado. Os anjos foram incríveis. Os planos deles para mim eram maiores que os meus. Na verdade, digo ao meu anjo da guarda durante minha meditação todos os dias que eles são foda!
Hoje é julho de 2024. Estou nos EUA há quase seis anos. Sou uma doutora, meus filhos estão prosperando e foram incríveis desde o início. Temos um ótimo relacionamento, somos uma equipe! Meu filho está cursando Ciência da Computação e minha filha cursa o Ensino Médio Técnico e vai para a área Médica. Eles são alunos A/B (100-85%) desde o início, nunca me atrapalharam, sempre me respeitaram, são adoráveis e aprenderam inglês em menos de um ano. Sou professora, trabalho com imigrantes ensinando inglês e sou respeitada e amada lá. A escola onde trabalho está pagando e recebendo nossos green cards. E está tudo bem aqui! Ainda estou em paz. Eu tenho uma vida boa! Houve e há momentos que não me senti ou sinto capaz, que foram desafios e que me senti sozinha, mas também sabia que tudo o que eu estava vivendo era um MILAGRE e foi possível por causa do Ho'oponopono.
Em 6 ANOS o Universo reconstruiu minha vida de uma forma incrível! Conheci pessoas que me ajudaram em todo a caminhada e mesmo quando tenho um desafio, faço o Ho'oponopono e digo coisas assim: "para os guias que aparecem na minha vida, me desculpe, por favor, me perdoe, Eu te amo e obrigado" e como um milagre, os guias aparecem e me mostram o caminho. Alguns deles são advogados, contadores, vendedores, professores, colegas de trabalho, amigos, brasileiros, americanos, equatorianos, guatemaltecos, irlandeses, gregos, turcos, russos, etc – não importa, estamos juntos nisso. Somos um com o Divino e sei que meu trabalho é apenas me limpar. Tenho que limpar tudo o que há em mim que está bloqueando minha vida, ou bloqueando minhas perspectivas de vida, ou mesmo de ter uma vida melhor. Então, continuo limpando e espero que você também. Desculpe. Por favor me perdoe. Obrigado e eu te amo.
Você encontrará o seu caminho, confie no processo e continue limpando todos os dias, tanto quanto lembrar, tanto quanto puder, o tempo todo. Você se tornará INVENCÍVEL!
Estou incluindo meu poema aqui para você. Espero que isso te inspire a se tornar VOCÊ. Obrigado por ser VOCÊ, eu te amo.#WhyMeAndWhyNotMe
A Mulher que sei ser
Sinélia Peixoto
Drummond disse que havia uma pedra no caminho. Houve muitas pedras ao longo da minha vida. Médicos me dizendo que eu não poderia ser mãe ou que estaria em uma cadeira de rodas quando tivesse trinta anos; o câncer da minha mãe e eu assumindo o papel dela; casamento e divórcio tirando de mim tudo que eu tinha; e aprendendo como começar de novo e de novo. Aquelas pedras não me mataram, embora a sensação fosse de morte. Na verdade, elas me tornaram mais forte. Elas me fizeram perceber que não tenho controle sobre os sentimentos, escolhas ou vidas das pessoas. A única escolha que tenho é aceitar o que vier e mudar minha mente. Tenho um caderno, posso escrever, posso jogar fora minha raiva, minha dor, tudo de ruim, todas as vozes me dizendo que não posso ou não quero e posso decidir virar a página e começar uma nova.
Maya Angelou disse que com tudo eu ainda me reergo e tenho me levantado sempre. Provei que controlo minha mente, meu corpo, minha vida e decido em quem quero acreditar; e esse sempre foi em meu coração. Paulo Coelho disse que todo o Universo luta por você quando você quer alguma coisa. Tive uma vida incrível porque acreditei nele. Já morei em muitos lugares, conheci muitas pessoas diferentes, namorei caras de todo o mundo e me tornei doutora aos 45 anos, fazendo isso enquanto criava dois filhos sozinha em um país estrangeiro. Quem disse que não posso? Eu sei que posso!
Deixei a vida que conhecia, a estabilidade, o trabalho que amava e sobre o qual tinha total controle, a casa que construí depois do meu divórcio, a minha família e a estrutura que tinha; apenas para construir uma nova vida, recomeçar. Eu confio no meu coração. Eu sinto que este é o meu lar também. Acredito que o Universo está do meu lado, lutando para que eu seja melhor e seja feliz. Olho no espelho e vejo uma menininha assustada, vejo uma adolescente rebelde, vejo uma mulher que não é uma super-mulher, mas às vezes se sente como uma. Ela é corajosa, tem coragem de fazer o que quer e defende aquilo em que acredita.
Ela é uma sobrevivente em muitos aspectos e os seus filhos foram a razão pela qual ela sobreviveu aos momentos mais difíceis da sua vida. Então, a vida vale a pena? Sim. Sou uma pessoa melhor por causa dessas pedras. Sou uma pessoa melhor porque enfrentei meus medos e falhas mais profundos. Sou uma pessoa melhor por causa dos meus filhos e porque decidi seguir o caminho menos percorrido. Robert Frost diria que sempre há dois caminhos a seguir. Às vezes há mais de dois. Qual caminho você está tomando?
Se precisar recomeçar, vá em frente. Se precisar voltar, você também pode fazer isso. E como diz Fernando Pessoa tudo vale a pena, se a tua alma não for pequena, se o amor toma conta de você e se quiser tocar o coração das pessoas; Vale a pena. As músicas do Oswaldo Montenegro são sobre isso e assim como ele, preciso de tempo. Hora de escrever! Não tenho ideia se o poema é bonito ou bom o suficiente, mas, ao mesmo tempo, não importa. Sei que preciso escrever, porque se há algo que quero ensinar aos meus filhos é que eles sempre podem recomeçar, anotar, virar a página. Não serei derrotado, mesmo que encontre muitas derrotas e lutas. Não vou ouvir as vozes que não acreditam em mim. EU POSSO e vou repetir isso quantas vezes for preciso. Preciso acalmar essas vozes que trazem o pior de mim. Sim, sou feito de bom e de mau, mas posso decidir que parte de mim quero ser mais.
Vinicius de Moraes disse que não somos imortais, mas que sejamos infinitos enquanto durarmos ou enquanto tudo durar. Isso é o que tenho feito até agora. Vivi plenamente, experimentei tudo e minha mente mudou por causa disso. Estou aqui para cumprir minhas próprias expectativas, e não as de mais ninguém. Eu queria ter um Diploma de Doutorado antes de morrer. Queria ser a primeira pessoa da minha família a ser "doutora"; Queria mostrar aos meus filhos que tudo é possível se você acreditar em si mesma. O que vai acontecer à seguir? Não tenho ideia, mas desejo que os planos de Deus sejam iguais aos meus. Cora Coralina disse que a decisão é minha e eu escolho o que quero fazer ou ser na minha vida. Eu escolho dançar!
Dance, divirta-se, viva, aproveite a viagem e se isso não bastar, sinto muito. Preciso de todas as partes minhas, preciso de alegria; Preciso sentir, preciso do sol, preciso de inspiração e preciso de amor. Eu preciso de tudo em mim! Lembrar do mal, porque não quero repeti-lo; lembrar do bom, porque preciso manter isso em mim. Preciso de paz para sentir, paz para escrever e paz para fazer o meu melhor. A criatividade trabalha com a paz, me liberte e a beleza sai de dentro de mim. Tento todos os dias me perdoar e me aceitar e escrever faz parte desse processo.
Almir Sater disse que todos precisamos de amor para ter pulso. Todos nós precisamos de paz para poder sorrir. Todos nós precisamos de chuva para poder florescer. E Oswaldo Montenegro disse que metade de mim é amor e a outra metade é amor também. Eu sou quem eu escolho ser, posso me tornar a mulher que fui, construir a partir daí e depois me tornar a mulher que desejo. Posso dizer SIM ao mundo e às oportunidades que surgem no meu caminho e posso escrever o que não deve ser esquecido como disse Isabel Allende. A única coisa que realmente sei e aprendi o que fazer ao longo da vida é confiar no meu coração e estar em paz com a minha alma. Essa parte de mim fica dizendo “continue nadando, Dori”, a única coisa que você precisa fazer na vida é ser plenamente feliz. E então, quando você percebe que já está amando a si mesmo, você sabe que se tornou invencível.
Se quiser conferir a página dos programas, fique à vontade para fazê-lo. Espero que você encontre algumas estratégias para se ajudar. A página está sendo traduzida aos poucos para o português, então tenha paciência comigo. TE AMO! Obrigada!

EFT (Emotional Freedom Technique)
A Técnica de Libertação Emocional (EFT) ou Tapping, como as pessoas chamam, é um método para curar emoções que começou na década de 1990. EFT nos ajuda a lidar com:
Ansiedade
Raiva
Depressão
Estresse
Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)
Aprendi EFT no Brasil com André Lima. Fiz suas aulas online e ele mostrou muitas maneiras diferentes de usar essa técnica. É semelhante à acupuntura, mas sem agulhas. Em vez de colocar agulhas em determinados pontos do corpo, o objetivo é bater com os dedos. 1. Você tem opções ao fazer EFT:
Você pode começar tocando na lateral da sua mão, o golpe de caratê (meridiano do intestino delgado para a medicina chinesa) dizendo: Mesmo que _________ tenha acontecido comigo, eu me amo e me aceito profunda e completamente. Então, você pode começar a tocar nos outros pontos:
a) Toque no topo, no centro da sua cabeça.
b) Toque na borda interna das sobrancelhas.
c) Toque próximo à borda externa dos olhos.
d) Bata no osso abaixo dos olhos.
e) Bata entre o nariz e o lábio superior.
f) Bata entre o lábio inferior e o queixo.
g) Toque abaixo de uma clavícula (encontre o entalhe abaixo da borda interna da clavícula).
h) Bata abaixo de uma axila (cerca de 10 centímetros (4 polegadas) abaixo da axila).
2. Você pode simplesmente tocar e repetir a frase do número 1, ou pode contar a história sobre o que aconteceu com você, ou também pode explicar o que está sentindo. Por exemplo, sempre que acontece algo na minha vida e me sinto extremamente triste ou chocada, faço EFT contando a mim mesma tudo o que aconteceu e termino a história dizendo: mesmo que ______ tenha acontecido, eu me amo profundamente e me aceito completamente. Prefiro contar a história porque parece que estou resolvendo o problema.
Você também pode dizer: Sinto ansiedade quando ______ acontece comigo, a ansiedade me faz sentir que não sou digna/etc, mas sei que Deus é um pai amoroso e sou amada e me aceito assim como sou. Então, mesmo que ________ tenha acontecido, eu me amo profundamente e me aceito completamente como sou.
Você pode criar sua própria versão, mas não se esqueça de tocar nos pontos enquanto fala. Todo mundo tem uma experiência diferente com EFT, eu espirro e bocejo muito e quando termino minha história costumo chorar. O bom é que quando sinto que meu coração está em paz posso parar e é como se nada tivesse acontecido, me sinto bem e posso continuar minha vida sem mais problemas.
Já fiz muito EFT no passado, hoje só faço quando acontece algo traumático, mas sei que ajuda e posso atestar as muitas vezes que fiz com meus filhos por causa de briga, falta de dinheiro, sofrimento emocional ou sentir-se sozinha, incompreendida, triste, etc. Este site mostra a imagem e contém informações caso você queira saber mais: https://www.healthlinkbc.ca/health-topics/emotional-freedom-technique- esquerda\
Como sempre, termino com um de meus poemas para ver se você se inspira para encontrar formas de se ajudar. Lembre-se: sinto muito, por favor me perdoe, eu te amo, obrigado.
EU TE AMO
What if all crayons were blue?
Sinélia Peixoto
What happens when we grow up surrounded by the same people?
We have the same minds, we want the same lives.
We dress the same clothes, we think alike.
What if I want to paint my life with a different crayon?
What crayon is your life painted with?
Are you willing to dance, to change, to have a mixed world?
Are you willing to improve, to decorate, to accept and tolerate other languages, other races and other people?
Are you willing to get out of your comfort zone and see the world and its beauty?
Do you want to keep yourself in only one box?
The world needs what only YOU can give.
The world needs you.
You are who you are. I am who I am and we're perfect this way.
I am a Multilingual, a woman, a mother, a daughter, a sister, a teacher, a writer…
I am Brazilian and I am a doctor who loves languages, but I am much more than that!
Labels, all labels!
Society has labeled us, has standardized us…
But we are human beings, we make our own choices.
Change the labels, change who you are.
My heart is my own and only treasure.
I want to be able to paint my life with different colors.
I want to be able to speak different languages.
I want to be able to see the world, to know other cultures, and to decide my own future.
I want choices.
I want love.
I want peace.
And I want to see beauty around me.
Colors are there to make the world a beautiful place.
Languages are there to keep you going and motivated to learn more.
The world needs “out”!
Out of the box, out of expectations, out of comfort zones,
Out of being rigid, strict or standardized.
Get out, open your eyes!
See the world!
We all need to see the world.
We all need different people, different colors and different mindsets.
We all need different doors being open for us.
Do you want paint your world with one crayon?
It’s up to you, but please, leave me out of that box.
Because I have more than 100 crayons with me.
And I can choose what color my world will be.
I want a colorful world.
I want my voice to be heard.
I want acceptance and tolerance.
Because I have a choice.
And I choose to paint my life with all the colors,
Languages, culture, music, and opportunities that I can find.
I choose to be part of a better world.
A world in which we are equals, we love, include and accept one another just as they are.
I want my world to be filled with diversity and laughter
Because peoples, complexity, cultures, and differences teach us to be resilient
And that make us better, more accepting, tolerant and wiser.
Please, paint your world with many colors
And then tell me later, how that changed your life.
Let’s play with crayons and make the world a better place.
What color is your world?
E se todos os lápis de cor fossem azuis?
Sinélia Peixoto
O que acontece quando crescemos cercados pelas mesmas pessoas?
Temos as mesmas mentes, queremos as mesmas vidas.
Vestimos as mesmas roupas, pensamos igual.
E se eu quiser pintar minha vida com um lápis diferente?
Com qual lápis sua vida é pintada?
Você está disposta a dançar, a mudar, a ter um mundo misturado?
Você está disposta a melhorar, a decorar, a aceitar e tolerar outros idiomas, outras raças e outras pessoas?
Você está disposta a sair da sua zona de conforto e ver o mundo e sua beleza?
Você quer se manter em apenas uma caixinha?
O mundo precisa do que só VOCÊ pode dar.
O mundo precisa de você.
Você é quem você é. Eu sou quem eu sou e somos perfeitas assim.
Sou multilíngue, mulher, mãe, filha, irmã, professora, escritora...
Sou brasileira e sou doutora apaixonada por idiomas, mas sou muito mais que isso!
Rótulos, todos os rótulos!
A sociedade nos rotulou, nos padronizou...
Mas somos seres humanos, fazemos nossas próprias escolhas.
Mude os rótulos, mude quem você é.
Meu coração é meu próprio e único tesouro.
Eu quero poder pintar minha vida com cores diferentes.
Eu quero poder falar línguas diferentes.
Eu quero poder ver o mundo, conhecer outras culturas e decidir meu próprio futuro.
Eu quero escolhas.
Eu quero amor.
Eu quero paz.
E eu quero ver beleza ao meu redor.
As cores estão lá para tornar o mundo um lugar bonito.
As línguas estão lá para manter o mundo ativo e nos motivar a aprender mais.
O mundo precisa de quem queira "sair"!
Fora da caixa, das expectativas, das zonas de conforto,
Fora de ser rígido, rigoroso ou padronizado.
Saia, abra os olhos!
Veja o mundo!
Todos nós precisamos ver o mundo.
Todos nós precisamos de pessoas diferentes, cores diferentes e mentalidades diferentes.
Todos nós precisamos de portas diferentes abertas para nós.
Você quer pintar seu mundo com um giz de cera?
Depende de você, mas, por favor, deixe-me fora dessa caixa.
Porque eu tenho mais de 100 lápis de cores comigo.
E eu posso escolher a cor do meu mundo.
Eu quero um mundo colorido.
Eu quero que minha voz seja ouvida.
Eu quero aceitação e tolerância.
Porque eu tenho uma escolha.
E eu escolho pintar minha vida com todas as cores,
Idiomas, cultura, música e oportunidades que eu puder encontrar.
Eu escolho fazer parte de um mundo melhor.
Um mundo em que somos iguais, amamos, incluímos e aceitamos uns aos outros como eles são.
Eu quero que meu mundo seja cheio de diversidade e risos
Porque as pessoas, a complexidade, as culturas e as diferenças nos ensinam a ser resilientes
E isso nos torna melhores, mais receptivos, tolerantes e mais sábios.
Por favor, pinte seu mundo com muitas cores
E depois me conte como isso mudou sua vida.
Vamos brincar com lápis de cores e tornar o mundo um lugar melhor.
De que cor é o seu mundo?

Terapia de Gestalt
Terapia Gestalt
Você já fez algum tipo de terapia ou aconselhamento? Você sabe a diferença entre eles? Aqui, eu explico a terapia Gestalt e abordarei Jung e Freud nos próximos posts.
A Gestalt acredita em uma visão mais holística da humanidade. Portanto, você é um corpo inteiro cheio de emoções, pensamentos, crenças, sonhos, aspirações, dor, etc. Então, o terapeuta Gestalt está sempre verificando as emoções, sonhos, situações, expectativas dos pacientes, entre outros. A terapia Gestalt começou na década de 1920, mas ainda é usada hoje em alguns lugares. A terapia se concentra em como o passado está afetando aqui e agora (o presente). Como ainda estamos conectados aos sentimentos sobre uma situação, trauma do passado, nossas vidas ficam presas e sofremos. Então, o terapeuta está observando não apenas o que o paciente diz, mas todo o movimento do seu corpo, tentando entender o todo, como se fosse terminar um quebra-cabeça, tentando dar sentido a tudo, e a todos os sentimentos dos pacientes ou de onde vem essa memória. Uma vez que as memórias são curadas, é como lavar a louça. Nós nos sentimos livres!
Pela minha experiência, senti que a terapia Gestalt foi direto ao ponto mais rápido, e fui liberada da terapia em alguns meses porque estava bem. Uma vez que o terapeuta me entendeu e entendeu porque eu estava "reclamando/sofrendo" sobre certas coisas, ele me disse para lembrar da minha infância. O terapeuta me disse em algumas semanas para procurar uma foto de quando eu era mais jovem. Eu poderia ter escolhido qualquer coisa ou qualquer foto, mas para ter mais certeza, tinha que ser antes dos meus cinco anos de idade. Eu escolhi uma foto de quando eu tinha um ou dois anos de idade porque na minha mente, eu achava que eu era "fofa ali". O terapeuta me disse para sentar na frente do espelho olhando para meus próprios olhos por pelo menos cinco minutos sem parar, em um lugar tranquilo e privado onde eu não seria perturbada ou interrompida. Eu fiz uma noite no meu quarto e não sei quanto tempo fiquei lá olhando nos meus próprios olhos, mas fiquei o tempo que precisei, sem telefone, sem barulho, só eu comigo mesma e meus próprios olhos.
Uma conversa começou dentro de mim lá. Eu escutei a mim mesma, meus próprios pensamentos, respondi a algumas perguntas. Falei de volta para minha voz interior, mas não tirei meus olhos de MIM. Em um momento, percebi a dor, a solidão, a rejeição e as necessidades que "minha garotinha" tinha. Ela tinha sido negligenciada desde que se lembrava. Chorei como um bebê por um longo tempo por causa da "falta/escassez/necessidades/solidão/abuso/rejeição" que essa garotinha sentia. Deixei toda essa dor sair de mim e continuei dizendo à minha garotinha que estávamos bem agora, que eu estava lá com "ela", que iria ajudá-la na vida. Quando senti que meu coração estava mais calmo, saí do banheiro, peguei a foto que havia escolhido e conversei com aquela garotinha. Disse a ela que a amava. Eu disse a ela que estou aqui para sempre. Eu disse a ela que não importa o passado ou o que aconteceu, eu estaria aqui para ela sempre, e que iríamos pensar sobre o nosso futuro juntos. Eu disse a ela para deixar de lado todas as memórias, energia, sentimentos de solidão, rejeição, tristeza e dor que ela sentia porque eu iria segurar sua mão por toda a vida daquele dia em diante. Estou aqui para ela e a amo até hoje.
Eu provavelmente disse muito mais, mas não vou lembrar hoje em dia. Eu não sabia sobre Ho'oponopono naquela época, mas apenas ter uma conversa e dizer eu te amo para a minha foto ajudou muito. Eu chorei um pouco mais com a foto e quando me senti melhor, levantei, lavei meu rosto e fui direto para a cama. Nos próximos dias, senti alívio! Foi como hipnose, a dor tinha sumido. Era como se nada tivesse acontecido. Tinha deletado tudo.
Pouco a pouco, todos notaram uma mudança em mim e o terapeuta disse que eu tinha acabado. Eu me senti acabada, estava bem com isso também. Então, hoje em dia, sempre que sinto que não consigo superar uma situação/pessoa/trabalho/etc, sento-me comigo mesma em frente ao espelho, olho para os meus próprios olhos e falo com a minha menina. Seguro a mão dela e continuo a dizer-lhe que estou aqui e que a amo. Convido-a a vir comigo e a confiar em mim porque podemos descobrir as coisas juntas e passar pela vida de uma forma mais calma, e tem funcionado muito. Ainda me olho no espelho, digo a mim mesma que sou bonita, confiante, inteligente, bem-sucedida, etc. Então, convido-te a fazer a sua pesquisa e ver o que funciona para si! Aproveite as suas leituras.
Amo-te e obrigada.
Termino com um poema para te inspirar, como sempre. #WhyMeAndWhyNotMe
What is there?
Sinélia Peixoto
What is there in your smile
That makes my head spin
And my body cry while
My soul laughs at my own sin?
What are there in your eyes
That makes me daydream
Whenever I see you?
You tell lies and makes me feel as though I want to scream.
What is there within me
That enables my body to flee from yours
And leaves me thinking of thee
When all I wanted was to close my mind's doors?
Will you ever see me?
I really don't want to say good bye
but I feel I should
Or else I might stay and die.
These feelings are killing me
My mind is broken
All I need now is peace
To let it all out to nothing.
O que há ali?
Sinélia Peixoto
O que há no seu sorriso
Que faz minha cabeça girar
E meu corpo chorar enquanto
Minha alma ri do meu próprio pecado?
O que há nos seus olhos
Que me faz sonhar acordada
Sempre que te vejo?
Você conta mentiras e me faz sentir como se eu quisesse gritar.
O que há dentro de mim
Que permite que meu corpo fuja do seu
E me faz pensar em você
Quando tudo o que eu queria era fechar as portas da minha mente pra você?
Você vai me ver?
Eu realmente não quero dizer adeus
mas sinto que deveria
Ou então eu posso ficar e morrer.
Esses sentimentos estão me matando
Minha mente está destorcida
Tudo o que preciso agora é de paz
Para deixar tudo sair para o nada.
Kundalini Yoga
Acabei de começar a Kundalini Yoga. Estou acostumada a fazer outros tipos de yoga, então ainda estou me adaptando à respiração da Kundalini Yoga. A Kundalini Yoga tem cantos, mantras, respiração e posturas da yoga. Funciona assim: a energia que fica guardada na sua coluna (shakti) se movimenta através do seu corpo com as respirações e posturas. Diz-se que a Kundalini equilibra os sistemas endócrino, linfático, digestivo, circulatório, músculo-esquelético e reprodutivo. Posso dizer por mim e sinto que meus órgãos se movem dentro de mim, especialmente meu sistema reprodutivo enquanto faço a “respiração do fogo (breath of fire)”.
A respiração do fogo é extremamente difícil e estou melhorando a cada semana, mas enquanto faço a respiração do fogo e as posturas de yoga, nunca posso prever o que meu corpo vai fazer ou o que vai acontecer. Sinto como se meu corpo estivesse jogando fora a raiva, a energia presa, se limpando de anos, provavelmente se limpando de energias de 46 anos porque não somos ensinados a jogar a raiva fora, não somos encorajados a chorar, a falar sobre o que nos aflige ou sobre nossos sentimentos. De dentro de mim, sai barulhos com a respiração, sai ar do nariz e da garganta, às vezes tenho muita tosse, às vezes choro, às vezes sinto a sinusite e as alergias se limpando e sinto o ar sendo puxado dos meus pulmões. Sinto o fogo percorrendo meu corpo e a energia da ativação da Kundalini intensamente, como uma cobra tentando passar pela minha espinha. É incrível e revigorante, algo que nunca senti antes. No começo eu não conseguia sentir a energia chegando aos pulmões porque não tinha força com a respiração do fogo, agora já me sinto mais forte e sinto a energia indo para o topo da cabeça, o chacra coronário.
Tive muita inspiração ultimamente (meu chacra do terceiro olho está clareando) e tive sonhos vívidos. Lembro-me dos sonhos e das mensagens que recebo neles e sinto que meu Eu está forte, gosto disso. Yoga Farm Ithaca oferece treinamentos incríveis e meditações semanais, aulas de yoga e informações caso você queira saber mais. Espero que você dê uma olhada para ver se gosta.#WhyMeAndWhyNotMe
Sou uma heroína!
Sinélia Peixoto
Sou uma heroína, não por assumir riscos e ter tudo a perder,
mas por ter tudo a ganhar e conquistar todos os dias.
Acordo cedo, cuido dos meus filhos, trabalho, dou o meu melhor lá
e quando chego em casa, a rotina é terrível e não tem como esquecer,
que minha luta ainda não terminou, filhos de novo, academia,
e tudo o que preciso lidar, mas às vezes é de um abraço e de não me abalar.
Sou uma heroína, não por me sentir uma,
mas por fazer tudo sem precisar de ajuda de ninguém
e mesmo quando tenho ajuda, ainda sei que consigo sozinha do meu jeito.
Por mais que me sinta cansada e a exaustão me caia como uma pluma,
ainda assim gostaria de sentir o carinho de alguém,
de ter apoio e sentir que minha luta não indica que eu seja só boazinha.
Sou uma heroína, não por ser guerreira,
mas porque a luta de hoje é igual para todas as mulheres e divas,
boazinhas ou não, somos as que lutamos por igualdade
somos as que fazemos tudo ao mesmo tempo e mesmo nessa apertadela
que é a vida que temos, fazemos milagres em casa e em nossos divãs.
E nesse momento que estamos assumindo tudo, tudo que queremos é honestidade.
Sou uma heroína, não por exigir demais de mim,
mas por aceitar que não sou perfeita e nunca serei.
Mesmo que o mundo me peça o que não posso dar,
pelo menos sei até onde quero chegar e o que quero fazer,
e assim, caminhando devagar, entendendo a vida e mais de mim,
eu vou me acertando, me concertando, me perdoando e só assim irei
Até o fim!
Sou uma heroína, não por causa do que vivi e estou vivendo,
mas porque eu sei que a única pessoa capaz de me salvar sou eu mesma,
E eu estou aqui pra aprender, pra trabalhar em mim mesma e pra ser a melhor versão de mim mesma,
Hoje, amanhã, e pra sempre, até o final dos tempos!

Terapia Somática (breath work - respiração)
Terapia Somática (Trabalho de Respiração)
A terapia somática ou prática de trabalho de respiração ajuda a criar consciência para nosso corpo físico, emoções e espírito. Nosso corpo guarda memórias de tudo o que aconteceu em nossas vidas. Toda vez que alguém nos disse para calar a boca, engolir nosso orgulho ou nosso choro, abaixar a cabeça, parar de gritar, não expressar nossos sentimentos, que a raiva era ruim ou que não deveríamos expressar raiva, etc. A maioria de nós passa a vida sem conseguir expressar raiva, sentindo-nos culpados por nossos próprios sentimentos ou sentindo que somos pessoas horríveis sempre que queremos mais da vida ou nos colocamos em primeiro lugar.
No entanto, esses sentimentos precisam ser liberados, para que nós e nossas almas possamos ocupar nossos corpos, para que tenhamos espaço para o novo e para mais, e para que possamos nos entender. A primeira estratégia do trabalho de respiração é: fechar os olhos e apenas sentir nosso corpo, tentar ver onde carregamos muito peso/dor/estresse ou onde nosso corpo dói. O terapeuta nos diz para vivenciar a dor sem julgamento. Por exemplo, em mim, era a parte inferior das costas que estava doendo.
Então, focamos em nossas emoções que estão conectadas a essa dor, ou lugar em nosso corpo. Ouça o corpo, como ele se sente? Ou quais emoções estão lá? Não tente explicar nada! Não escute a história que nossas mentes estão nos contando, apenas sinta as emoções! Não julgue! Apenas diga, por exemplo, eu me sinto pesado, eu sinto tristeza. Eu me sinto ansioso, eu sinto culpa, etc. Depois disso, focamos em nosso processo mental. Agora é hora de explicar e ouvir as histórias que nossos cérebros têm nos contado. Então, agora, explique! Por que estamos nos sentindo assim?
Após a estratégia de atenção plena, os exercícios de respiração começam. O objetivo é colocar nossos corpos sob estresse e continuar forçando nossos corpos mais porque algumas de nossas emoções só aparecem durante momentos estressantes. Veja, quando estamos nos divertindo, em uma festa, ou calmos, assistindo a um filme, podemos não sentir tudo porque nossos corpos estão "fingindo não sentir" ou "distraídos". Sempre que ficamos estressados, exaustos, com raiva, então permitimos que a "merda em nossos corpos vá embora". É por isso que quando estamos com raiva dizemos coisas que não diríamos em um dia normal/regular, mas essa "merda" tem que sair também. O trabalho de respiração funcionou com minha "merda" e me permitiu curar mais rápido de um momento muito traumático que vivi.
Durante os exercícios de respiração, senti tontura, tossi, chorei, tremi, queria gritar/berrar, e eu gritei. Permiti que meu corpo fizesse o que quisesse. Permiti que meu corpo liberasse à sua maneira toda a raiva, culpa, culpa, estresse, ansiedade, tristeza, gritos, pensamentos e imagens sufocantes, vergonha, fracassos, etc. Quando permiti que meu corpo se expressasse, fui capaz de sentir e deixar ir aqueles sentimentos que estavam dentro de mim.
Depois de passar por aquele momento estressante, os "guias/líderes/terapeutas" nos guiam para um estado relaxante. Isso é ensinar nossos cérebros a relaxar sempre que o estresse acontece. Aprendemos a controlar nossas emoções, liberar os sentimentos que estão limitando nossas vidas e nos acalmar. Também visualizamos como queremos ser, sentir e viver, para que essa imagem nos traga amor e alegria. Sempre que quisermos nos sentir mais calmos, podemos visualizar essa imagem novamente e sentir da mesma forma.
Foi uma ótima experiência e ainda me sinto da mesma forma. Faço o exercício de respiração regular/simples uma vez por semana. Veja, naquele mesmo mês, eu tinha acabado de passar por uma experiência muito traumática. O que aconteceu com minha família me fez sentir como se estivesse dentro de um filme, um livro de ficção, e pensei que estava sonhando, mas era real! Eu estava tendo sintomas de síndrome do pânico ou de de síndrome de pós trauma e sabia que era por causa do trauma que passamos. Eu estava sentindo meu corpo elétrico, dando choques, e eu estava tremendo muito, muito alerta, qualquer som acionava meu corpo para reagir e se chocar.
Eu estava fazendo terapia regular porque precisava falar sobre a experiência e deixar esses pensamentos saírem da minha mente, mas a terapia demora muito. Depois da terapia somática, tudo se foi, desapareceu, como hipnose. Consegui respirar melhor, meu corpo ficou limpo e senti muito espaço dentro de mim. Senti-me limpa e espaçosa daquele dia em diante. Eu não tinha ideia de que nossas emoções tomam tanto espaço dentro de nós. Soma+iQ é um bom lugar para ir se você quiser aprender mais. Sinta-se à vontade para ler, praticar e explorar para encontrar o melhor tratamento para você. Você também pode fazer isso!
Eu te amo e obrigada.
Um poema para você, sinta-se inspirada!#WhyMeAndWhyNotMe
My thoughts
Sinélia Peixoto
I close my eyes and you are there
When sleeping you are in my dreams
Without reason, you're everywhere
Fleeing from thee is such extreme.
I see not what I see
I feel not what I feel
I just know what I need
And what I need is you.
I cannot breathe with you, but I dare
to be near you and to feel the pain
of being breathless. This I can bear
and I feel all the strains.
With or without thee, I can't live
anymore, I know, I need to give
myself peace, and forget the last
thought of my ordinary past.
I cannot move forward
without cleaning my past
without loving myself
and without understanding and accepting who I am
Just ME!
Meus pensamentos
Sinélia Peixoto
Fecho os olhos e você está lá
Quando durmo você está nos meus sonhos
Sem razão, você está em todo lugar
Fugir de você é tão extremo.
Eu não vejo o que vejo
Eu não sinto o que sinto
Eu só sei o que preciso
E o que eu preciso é de você.
Eu não posso respirar com você, mas como eu ouso
estar perto de você e sentir a dor
de ficar sem fôlego. Isso eu posso suportar
e eu sinto todas as tensões.
Com ou sem você, eu não posso viver
mais, eu sei, eu preciso me dar
paz, e esquecer o último
pensamento porque era de um passado em comum.
Eu não posso seguir em frente
sem limpar meu passado
sem me amar
e sem entender e aceitar quem eu sou
Só EU!

Terapia Freud
Terapia - Freud
Freud é o terapeuta mais famoso que existe porque ele criou a psicanálise, que é apenas terapia da fala (a terapia mais comum). A terapia tenta explicar como nossas experiências da infância influenciam nossos pensamentos, emoções e vida no estado atual. Freud acreditava que o inconsciente controlava nossas vidas, é por isso que sonhos e aspirações também são importantes. Precisamos lidar com o que está em nossas mentes. Existe um exercício chamado associação livre que geralmente é quando compartilhamos nossos pensamentos livremente, sem julgamento, apenas deixamos tudo sair. A partir daí, podemos encontrar as memórias e conexões com nossas vidas, problemas, infância, traumas, etc.
A terapia reconhece temas recorrentes, emoções e padrões, fazendo-nos voltar à nossa memória como uma regressão para nos entendermos. O objetivo é trabalhar os problemas/questões/desafios/emoções, etc., uma vez que nos lembramos de onde e como tudo começou. Freud acreditava que podemos curar o que podemos lembrar, então falar sobre nossos problemas e emoções nos ajudaria a lembrar nossos traumas e curá-los.
Faço psicanálise há muito tempo. Eu vou e volto para a terapia sempre que preciso me entender, que tenho um desafio, um momento da minha vida, ou sempre que sinto que preciso de um lugar seguro apenas para conversar, para expressar tudo que está em minha mente, pensamentos e eu. Todos nós temos amigos e familiares, mas não podemos contar a todos tudo o que está em nossas mentes. Não podemos contar nossos sonhos e aspirações a todos porque algumas pessoas pensarão que somos loucos, outras adicionarão medo à nossa vida, outras nos farão duvidar de nós mesmos. De boa fé, todos estão tentando ajudar à sua maneira, mas o que realmente precisamos é da nossa PRÓPRIA AJUDA. Precisamos acreditar e lutar por nós do nosso jeito. As pessoas não te entenderão se você disser tudo, e podemos machucar os outros se expressarmos tudo em voz alta. Então, como não queremos ser feridos pelos outros, não temos o direito de machucar os outros também. Precisamos de um lugar seguro para expressar tudo e deixar nossa raiva, pensamentos, emoções, ideias fora de nossas mentes. É por isso que precisamos de terapia. Durante a terapia, podemos trabalhar problemas, sentimentos ou qualquer coisa que alguém tenha feito que desencadeou uma reação em nós, nossos planos, etc.
A terapia nos acalma e nos faz entender o que precisamos trabalhar para nos tornarmos uma versão melhor de nós mesmos. Você pode confiar em um amigo, mas, por favor, confie em si mesmo primeiro. Vá encontrar o que o ajuda! Está lá fora!
Eu te amo e obrigado!
Um poema para você abaixo! #WhyMeAndWhyNotMe
You
Sinélia Peixoto
Every day I feel you out there
I have no idea what this is within me
I know you are there somewhere
I feel it, I smell it, I see it, I know it, it's there.
What is it I feel inside of me?
That all the time makes me think of you
It may be love, is it really what I see?
I just know I know not what to do.
To live, to love, to love, to live
Does it always have to be like that?
What else would I have to give?
It's you and me, it's all a chat.
My heart knows what love is
And that may be all that this is.
Você
Sinélia Peixoto
Todos os dias eu sinto você aí fora
Não faço ideia do que é isso dentro de mim
Sei que você está aí em algum lugar
Eu sinto, eu cheiro, eu vejo, eu sei, está lá.
O que é que eu sinto dentro de mim?
Que o tempo todo me faz pensar em você
Pode ser amor, é mesmo o que eu vejo?
Só sei que não sei o que fazer.
Viver, amar, amar, viver
Tem que ser sempre assim?
O que mais eu teria para dar?
É você e eu, é tudo um papo.
Meu coração sabe o que é amor
E isso pode ser tudo o que isso é.

Terapia Jung
Terapia Junguiana
A terapia Junguiana é uma psicoterapia que explora as causas históricas dos nossos problemas psicológicos. É também uma terapia de conversação que nos encoraja a olhar para o nosso próprio EU e não para aquele que apresentamos ao mundo, mas aquele que só está lá fora quando sabemos que ninguém está nos observando. Jung surgiu com as ideias introvertidas, extrovertidas e o detector de mentiras.
Jung trabalhou com Freud, então sonhos, associação de palavras, terapias de arte e dança são importantes porque são expressões de quem somos e estão conectadas à nossa infância, traumas e emoções. O objetivo é entender qual é o problema e resolvê-lo. A terapia Junguiana tenta encontrar a fonte do problema e não está realmente preocupada com os sintomas. Jung acreditava que experiências reprimidas e memórias com o inconsciente coletivo ou crenças da nossa sociedade são prejudiciais ao nosso estado emocional. Então, precisamos confrontar nossos preconceitos e crenças porque apenas aliviar o sintoma não curará a doença/problema. Para Jung, precisamos passar por estágios: confissão, elucidação, educação e transformação. Ao analisar nossos problemas por meio desses estágios, podemos nos transformar e ter uma mudança profunda em quem somos.
Às vezes, um terapeuta nos pedirá para ter um diário, interpretar nossos sonhos, desenhar ou pintar para expressar nossos sentimentos e pensamentos. A terapia Junguiana nos ajuda com a autoconsciência, ganhando uma compreensão mais profunda de nós mesmos, com nossos relacionamentos e olhando para nossa mente inconsciente. A terapia Junguiana se concentra em nosso mundo interior e não nos outros. Então, se você quiser saber mais, sinta-se à vontade para fazer sua pesquisa. Espero que você encontre o que o ajude.
Eu te amo e obrigado.
Outro poema para você abaixo. #WhyMeAndWhyNotMe
Gratitude
Sinélia Peixoto
Thank you for the birds that fly
Thank you for the stars in the sky
Thank you for the love that will come
Thank you for the peace, I have some.
Cheers for the clouds I see
Cheers for you and me
Cheers fro the salty air
Cheers for the wind on my hair.
Obrigada for the sun I see
Obrigada for the warmth within me
Obrigada for the snow on the mountain
Obrigada for the water in the fountain.
Merci for it's there for us all
Merci, please have mercy on us all.
Gracias for all of us
Gracias for there's always a rainbow.
Gratidão
Sinélia Peixoto
Obrigada pelos pássaros que voam
Obrigada pelas estrelas no céu
Obrigada pelo amor que virá
Obrigada pela paz, que eu consiga alguma.
Gratidão pelas nuvens que vejo
Gratidão por você e por mim
Gratidão pelo ar salgado
Gratidão pelo vento no meu cabelo.
Obrigada pelo sol que vejo
Obrigada pelo calor dentro de mim
Obrigada pela neve na montanha
Obrigada pela água na fonte.
Merci por estar lá para todos nós
Merci, por favor, tenha misericórdia de todos nós.
Gracias por todos nós
Gracias porque sempre haverá um arco-íris.
